quinta-feira, 10 de março de 2011

A Física e a máquina de café

Estava há vários dias em um hospital acompanhando um familiar com a saúde bastante debilitada. Após noites insones, decidi apelar para a miraculosa cafeína - substância alcalóide que as plantas usam como defesa contra herbivoria. Fui à máquina e depositei um singela moeda de 1 real e o que se sucedeu não será motivo de espanto para o leitor assíduo desse blog: ela regurgitou a moeda! Renitente, tornei a repetir o processo por mais 5 ou 6 vezes sempre obtendo o mesmo resultado. Incoformado vasculhei no meu arquivo metal os mais sujos impropérios que um homem pode dizer. Lembrei até de amaldiçoar a mãe, o pai, os filhos, os netos e bisnetos do engenheiro que havia concebido aquela invenção.
Minha ira só foi contida por uma doce senhorita que, no alto dos seus 1,56m, alertou-me para o fato da moeda estar magnetizada. Claro! Como não pensei nisso antes?! Todas as minhas aulas de física teriam sido em vão? Tanta massa cinzenta pra nada? Disfarcei elegantemente e bati várias vezes a moeda para desmagnetizá-la. Finalmente, obtive meu delicioso capuccino com chocolate e, de brinde, uma dúvida: O que acontece quando se bate um metal para desmagnetizá-lo? Tão logo tive acesso à internet fui procurar pela resposta e eis o que encontrei:


No final das contas, uma simples moeda renegada me levou a um novo conhecimento. Isso é que eu chamo de sair no lucro... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário